DOAR AGORA

Curso de Pós-Graduação “Educação, Diversidade e Cultura Indígena”

Curso de Pós-Graduação “Educação, Diversidade e Cultura Indígena”
21 de janeiro de 2009 zweiarts

Nesta semana teve início o curso de Pós-Graduação e Especialização (Lato Sensu) “Educação, Diversidade e Cultura Indígena” , com a participação de docentes e discentes indígenas, numa parceria inédita entre Faculdades EST e Conselho de Missão entre Índios (COMIN). O objetivo do curso é qualificar professores, educadores, lideranças e profissionais de outras áreas do conhecimento para a prática em educação na diversidade, com ênfase nas culturas indígenas.

Dentre os alunos do Lato Sensu estão coordenadores regionais de Educação, além de profissionais das áreas da pedagogia, do direito, da arquitetura, das ciências sociais e das ciências religiosas que atuam nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catariana e Rio Grande do Sul.

O curso será oferecido em três etapas, sendo concluído com uma monografia de conclusão, que deverá ser entregue até junho de 2010.

“Há muitos anos acalentávamos o sonho de iniciar um curso nestes moldes e, finalmente, conseguimos – EST e COMIN – reunir um grupo para realizar essa reflexão em torno da diversidade de culturas e de etnias”, comemorou o reitor da Faculdades EST, Dr. Oneide Bobsin.

A coordenadora do curso, Ms. Cledes Markus, ressaltou que, além de contar com a participação de docentes e de discentes indígenas, várias atividades de trabalho serão realizadas nas próprias aldeias. “Desta maneira estaremos trilhando um caminho de partilha e de construção do conhecimento em conjunto”, afirmou.

O professor de História e aluno do curso, Bruno Ferreira, da Terra Indígena da Guarita, em Tenente Portela (RS), disse que o fato desta especialização estar sendo desenvolvida na Faculdades EST indica a preocupação da instituição, bem como do COMIN, em fomentar discussões e atividades práticas que conduzem ao respeito e a valorização da diversidade de culturas e de etnias.

Na avaliação do Coordenador Programático do COMIN, Ms. Hans Trein, este curso Lato Sensu poderá formar pessoas para exercer esforços de multiplicação que acentuem aspectos da diversidade em escolas e comunidades.

A primeira disciplina do curso está sendo ministrada pelo Prof. Ms. Osmar Luiz Witt. “Colonização, migração e relações inter-étnicas” é uma disciplina que se propõe a um estudo da história do Brasil a partir da colonização e da imigração, enfatizando as formas de relação com as sociedades indígenas.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this