DOAR AGORA

2º Curso de Gestão em Organizações Comunitárias com Povos Indígenas de Rondônia

2º Curso de Gestão em Organizações Comunitárias com Povos Indígenas de Rondônia
16 de junho de 2009 zweiarts

Nos dias 10 a 14 de junho realizou-se o 2º curso de gestão em organizações comunitárias na aldeia Ikolen (do povo Gavião), município de Ji-Paraná, em Rondônia, promovido pela Organização Indígena Padereéhj, com recursos do Fundo Brasileiro de Biodiversidade para Áreas Protegidas da Amazônia – FUNBIO/ARPA. Participaram das atividades 37 pessoas, dos povos Arara e Gavião, da Terra Indígena Igarapé Lourdes, e dos povos Tupari e Aruá, da Terra Indígena Rio Branco, município de Alta Floresta do Oeste.

Nesta 2ª etapa de formação foram abordados: aspectos legais da criação e manutenção de uma associação, suas principais ferramentas de gestão (estatuto, atas, assembléias…), funções dos membros de uma diretoria de associação (presidente, secretário, tesoureiro, conselho fiscal), diferenças entre uma associação e uma cooperativa. Além disso, refletiu-se também sobre questões de liderança, organização e união da comunidade e valorização da identidade cultural em meio a esses referenciais da estrutura e funcionamento de uma associação. Mais uma vez a Padereéhj contratou a consultoria do Centro de Trabalhadores da Amazônia, do Acre, para este trabalho.

Ainda estão previstos neste projeto dois cursos de manejo de castanha (de 5 dias cada), construção de 4 galpões para estocagem de castanha e outros produtos das aldeias, aquisição de um barco com motor, para transporte de produção e um intercâmbio com o povo Ashaninka do Acre, para conhecer suas experiências de organização comunitária.

Este projeto nasceu de um trabalho de parceria entre a Organização Indígena Padereéhj, organizações governamentais e não-governamentais. O COMIN tem apoiado e assessorado a discussão do projeto nas comunidades e está trabalhando junto com a Padereéhj, a FUNAI e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná na sua execução.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this