DOAR AGORA

VI Assembléia da Organização Indígena Padereéhj

VI Assembléia da Organização Indígena Padereéhj
22 de fevereiro de 2008 zweiarts

Nos dias 15 e 16 de fevereiro realizou-se em Ji-Paraná – RO a VI Assembléia da Organização indígena Padereéhj, dos povos Arara e Gavião, da Terra Indígena Igarapé Lourdes e dos povos Tupari, Canoe, Jabuti, Sakirabiar, Arua e outros da Terra Indígena Rio Branco. Foram discutidos diversos assuntos como: políticas de educação e de saúde, fiscalização das terras indígenas, correção de limites, hidrelétricas, estrada que corta a Terra Indígena, projetos sustentáveis, fortalecimento do movimento indígena.

Uma outra questão abordada nesta assembléia foi a Portaria 2656/2007 do Ministério da Saúde, que trata da municipalização da saúde indígena. Os povos reunidos nesta assembléia são contra esta portaria por acharem que, se implantada, trará sérios prejuízos ao trabalho de saúde nas aldeias, colocando ainda que a mesma foi feita sem ouvir as comunidades indígenas.                                                                                                                   

O coordenador da Padereéhj Heliton Gavião, que também é suplente na Comissão Nacional de Política Indigenista, colocou que esta questão é muito preocupante para os povos indígenas. Com esta portaria as comunidades podem perder importantes conquistas na saúde, alcançadas com muito esforço e luta. Segundo ele, é preciso que as comunidades se articulem para que o governo respeite mais os povos indígenas e ouça suas preocupações.

Nelson Deicke Obreiro do COMIN.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this