DOAR AGORA

Identidades em construção – Curso de formação do COMIN

Identidades em construção – Curso de formação do COMIN
17 de janeiro de 2008 zweiarts

Identidade em Construção, foi o tema do encontro anual de formação do COMIN  – Conselho de Missão entre Índios – da IECLB que se realizou nos dias 14 e 15 de dezembro, no Lar da Juventude, em Gramado. O encontro teve como assessora a antropóloga Antonella Tassinari, professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Como em outros anos, além de conselheiros, obreiras e obreiros do COMIN, participaram do curso, representantes da direção da IECLB, da Fundação Luterana de Diaconia, dos núcleos do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, o reitor e estudantes da Escola Superior de Teologia.

Durante os dois dias de curso a assessora ajudou o grupo a desenvolver uma reflexão mais ampla, profunda e enriquecedora sobre a temática da identidade em seus aspectos culturais e étnicos.  O pressuposto identidades em construção esteve presente em todas as abordagens considerando sempre as identidades como um processo dinâmico e complexo onde interagem inúmeros fatores.

O grupo sentiu-se interpelado também a considerar sua própria identidade e a identidade étnica e cultural das comunidades, povos, grupos com os quais interage em seu trabalho e em sua convivência. Assim, nas próprias comunidades luteranas, com os povos indígenas, comunidades quilombolas, descendentes europeus, a consideração da dimensão cultural e étnica por exemplo, tornando assim o processo de construção de comunidades e sociedades fraternas que privilegiem a diversidade e alteridade uma opção e um compromisso.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this