DOAR AGORA

COMIN realiza curso para professores Deni e Kanamari

COMIN realiza curso para professores Deni e Kanamari
7 de outubro de 2008 zweiarts

Nos dias 12 a 20 de agosto de 2008 o COMIN de Carauari-AM ministrou um curso para os professores Deni e Kanamari do rio Xeruã, na aldeia Kanamari  Flexal, rio Xeruã-Itamarati-AM. Vinte professores Deni e Kanamari, titulares e suplentes, participaram deste curso. Assessores foram um pesquisador da educação artística, um membro da equipe do CIMI-Tefé e o COMIN-Carauari.

Os professores tinham trazido os seus cadernos do sexto módulo do curso de magistério indígena, ministrado pela SEDUC de Manaus.  As matérias foram incluídas no conteúdo do curso do COMIN. Na matemática foi trabalhado o novo livro de matemática Deni. Para o ensino de português foi solicitado o uso do subjuntivo do presente e do pretérito, com os quais os professores ainda têm muitas dificuldades. Eles leram e discutiram todos os dias, sempre antes de um módulo, um depoimento dos professores indígenas do Acre sobre a educação diferenciada, currículo escolar diferenciado, pesquisa de professores e alunos sobre a tradição indígena, etc.

Um dos pontos altos do curso foram os textos e as discussões sobre cultura indígena, meio ambiente, sustentabilidade e biodiversidade. Temas dentro deste módulo foram: ecologia, ecossistemas, biosfera, camada de ozônio, biopirataria, biodiversidade, aquecimento global, efeito estufa, manejo de lago, recursos naturais renováveis e não-renováveis e manejo florestal. Para discutir melhor a diferença entre a visão indígena da natureza e a visão do mundo ocidental foram desenhados animais da mata que têm um significado especial no relacionamento com a natureza, pássaros que avisam chuva, a vinda de pessoas boas e ruins, que proíbem a caça num determinado dia, por exemplo. Os professores querem aprofundar mais o assunto e pesquisar com os velhos da aldeia.

Outro ponto alto do curso foi a oficina de xilografia que o pesquisador Sebastian Hainsch ministrou. Houve muita empolgação da parte dos professores. Eles gostaram da experiência e vão continuar com estes trabalhos nas suas aldeias. Aproveitamos a técnica de xilografia para viajar na história dos diferentes processos de impressão. Os professores querem que o COMIN continue com os cursos.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this