DOAR AGORA

VI Simpósio Nacional de Etnobiologia e Etnoecologia

VI Simpósio Nacional de Etnobiologia e Etnoecologia
6 de fevereiro de 2007 zweiarts

Flávio Peni Ribeiro, professor indígena e estudante universitário do curso de biologia, participou do VI – Simpósio Nacional de Etnobiologia e Etnoecologia – SBEE, na UFRGS, de 31 de out. ao 05 de nov. de 2006.  Aqui ele relata e avalia sua experiência.

O mundo vivencia uma progressiva forma econômica e uniforme, onde a exploração ambiental se caracteriza por uma forte e gananciosa acumulação de capital. Em quanto isso, lamentavelmente, as conseqüências dessa desenfreada exploração são ignoradas e tampouco são vistas como um problema futuro já presente.

Paralelamente a tudo isso o Simpósio trouxe e apresentou experiências e os esforços que estão sendo feitos ainda de forma limitada, mas com um objetivo bem claro, que é uma exploração ambiental menos prejudicial. As experiências foram apresentadas de forma organizada e estruturada respeitando princípios específicos de cada cultura, pois cada indivíduo tem uma forma particular de ver e perceber o mundo a sua volta. Nesse sentido os temas abordados no Simpósio Nacional de Etnobiologia e Etnoecologia promoveram, através das discussões dos temas escolhidos, um encorajamento e desejo a nós de certa forma profissionais da área ambiental, se juntarmos na luta onde o principal objetivo é reorganizarmos nossa forma econômica de ver o meio ambiente e que sejam incluídos, nesse novo processo, determinações que visem uma exploração dos nossos recursos naturais de maneira correta.

Dessa forma, diferentemente do curso de biologia ao qual freqüento, o Simpósio provocou em mim uma profunda reflexão sobre a real importância do meio ambiente, visto que, moro numa comunidade indígena que se caracteriza, ou se distingue das outras etnias, por estar localizada em áreas exclusivamente naturais e por depender economicamente dela, mas ao mesmo tempo há apenas a exploração desses recursos naturais não havendo uma preocupação na preservação desses recursos pois os mesmos são limitados, um dia irão acabar.

Portanto, o Simpósio proporcionou inúmeros conhecimentos e acredito que, após a socialização dos mesmos com meus colegas e comunidade, serão de grande valia e necessários para lidarmos com a valorização adequada dos nossos recursos naturais tão importantes para as comunidades tradicionais.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this