DOAR AGORA

V Assembléia Indígena da Organização Padereéhj

V Assembléia Indígena da Organização Padereéhj
22 de fevereiro de 2007 zweiarts

Nos dias 12 a 14 de fevereiro os povos indígenas Arara e Gavião, da Terra Indígena Igarapé Lourdes, município de Ji-Paraná – RO, e os Tupari,  da Terra Indígena Rio Branco, município de Alta Floresta – RO, se reuniram em Ji-Paraná, para a realização de sua V assembléia da Organização Indígena Padereehj.

Participaram do evento 65 pessoas de praticamente três gerações: pajés, lideranças indígenas, professores, agentes indígenas de saúde e de saneamento, conselheiros  da saúde indígena, homens e mulheres, jovens e pessoas de mais idade e experiência de vida, além dos parceiros de Organizações Não Governamentais e Governamentais.

O objetivo principal do evento foi fazer uma avaliação das atividades desenvolvidas pela Organização no ano de 2006 e elaborar um planejamento para 2007.

Entre os pontos mais debatidos estão a continuidade da organização e intercâmbio da coordenação com as aldeias para manter as comunidades informadas  e articuladas na defesa dos seus direitos, do território, na participação das discussões e decisões de políticas públicas, da saúde e da educação.

Além dos debates e trabalhos de grupos, houve apresentações culturais com pinturas, danças e cantos dos povos Gavião, Arara e Tupari, colocando a valorização cultural como fator importante na organização.

O COMIN – RO  apoiou a realização desta assembléia com assessoria na realização de seu projeto financeiro, planejamento, sistematização, logística, prestação de contas e relatórios.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this