DOAR AGORA

Terra Indígena Serrinha comemora os 10 anos da retomada

Terra Indígena Serrinha comemora os 10 anos da retomada
30 de março de 2007 zweiarts

Nos dias 22 e 23 de março passado, a comunidade kaingang da Terra Indígena (T.I.) Serrinha, encerrou as atividades e festividades referente aos dez anos da retomada de suas terras tradicionais, na Aldeia do Alto Recreio, município de Ronda Alta/RS. O início da retomada das terras ocorreu em 06 de novembro de 1996, com o acampamento à margem da RS-430, próximo à Vila do Alto Recreio.

As atividades alusivas à retomada ocorreram nas distintas aldeias da T.I. Serrinha, em Alto Recreio, Capinzal, Caneleira e São Sebastião. Foram realizadas oficinas sobre educação, saúde, agricultura e esporte, a partir de fevereiro de 2007. Os resultados das oficinas foram apresentados nos dias 22 e 23 de março. Para este evento foram convidados representantes públicos: prefeitos, vereadores, promotores, juízes, Ministério Público Federal, Justiça Federal, FUNAI – Fundação Nacional do Índio, FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, e também representantes de entidades e órgãos não governamentais: INKA- Instituto Kaingang, COOPATRIN – Cooperativa de Produção Mista de Agricultores Trindadense (Trindade do Sul/RS), CIMI – Conselho Indigenista Missionpario, COMIN – Conselho de Missão entre Índios, entre outros.

Através de exposições, canto e teatro, foi apresentada a história da expulsão e retomada. Ressaltou-se que muito se alcançou como a implantação da educação escolar indígena, postos de saúde, projetos de sustentabilidade. Mas também se afirmou que ainda há conquistas a serem efetivadas como a saída de todas as famílias agricultoras que aguardam a indenização e/ou reassentamento; a capacitação de docentes kaingang e material didático kaingang; ações em saúde preventiva e no tratamento, por exemplo, do alcoolismo e gravidez precoce.

As comemorações encerraram-se no dia 23 de março com almoço a toda comunidade, jogos indígenas e baile.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this