DOAR AGORA

Segunda Assembléia da Associação do povo Deni do rio Xeruã

Segunda Assembléia da Associação do povo Deni do rio Xeruã
20 de dezembro de 2007 zweiarts

Nos dias 17 e 18 de novembro realizou-se a segunda Assembléia da Associação do povo Deni do rio Xeruã, na aldeia Morada Nova, município de Itamarati-AM, da qual participaram 72 membros fundadores, vindos das quatro aldeias Deni do rio Xeruã.

A associação tem representantes de mulheres, agentes de saúde, professores, artesãos, meliponicultores, tuxauas, farinheiros, vigias da área Deni, agricultores, pajés, seringueiros, construtores de canoas e mecânicos de cada aldeia.  Todos esses representantes fizeram o seu relatório e foram discutidos os acertos e as dificuldades em cada área. A associação foi ampliada com novos membros com direito a voto. Cada aldeia elegeu mais mulheres para que tenham voto na assembléia. O número dos membros com direito a voto aumentou para 98. O estatuto da Associação do Povo Deni do rio Xeruã deixa claro de que todos os Deni a partir de 16 anos de idade são membros com voz nas assembléias da associação. As mulheres alertaram a diretoria da associação para não se afastar dos anseios das comunidades e trabalhar em prol do bem de todas. Foi aprovada uma carta para a Câmara dos Vereadores de Itamarati-AM, à FUNAI, à FUNASA e à Secretaria Municipal de Educação de Itamarati-AM reivindicando seus direitos.

O Comim de Carauari-AM prestou assessoria durante todos os dias da Assembléia e  contribuiu também com a alimentação e o deslocamento.

A próxima assembléia será realizada nos dias 8 a 10 de agosto de 2008, na aldeia Itaúba/rio Xeruã. Serão convidados: FUNAI, FUNASA, IBAMA, Uni-Tefé, COIAB, representantes da Câmara dos Vereadores de Itamarati-AM, a Secretaria de Educação Municipal de Itamarati, CIMI, OPAN e COMIN.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this