Título: Culturas e Religiões: implicações para o Ensino Religioso
Organização: Cledes Markus
Categoria: Cadernos do COMIN
Idioma: Português
Páginas: 50
Ano: 2002
A diversidade cultural e religiosa, em muitos casos, ainda não é considerada em sala de aula; não existem propostas concretas de como proceder o diálogo inter-religioso; o educador, a educadora ainda estão por demais atrelado e atrelada a sua confessionalidade, o que dificulta a abordagem, a sistematização e o diálogo com experiências diferentes; faltam conhecimentos dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso e o papel das tradições religiosas no contexto sociocultural; enfim, falta a compreensão das implicações da matriz cultural religiosa nesta disciplina.
Neste trabalho, propõe-se trazer elementos teóricos que auxiliem na reflexão e compreensão dessas implicações na disciplina do Ensino Religioso, e apontar-se para alguns aspectos práticos que propiciem a construção de espaços democráticos onde as diversas culturas e religiões possam estar representadas.
Clique no título para abrir o material.