Quem é ela?

As mulheres indígenas, a partir de suas realidades, percepções e seus corpos-territórios, potencializam a articulação indígena e ampliam a compreensão dos desafios enfrentados pelo movimento indígena no Brasil. São as mulheres indígenas que têm chamado a atenção para a urgência do fortalecimento do movimento indígena e que vêm problematizando a exploração dos recursos naturais em seus territórios, que traz tantos efeitos negativos nos modos de ser e viver dos povos indígenas.

A Exposição “Quem é ela” nos apresenta mulheres indígenas dos seis biomas brasileiros, com suas histórias, lutas, forças e ancestralidades.

Fláxia Xakriabá

Conheça sua história

Juliana Alves Jenipapo

Conheça sua história

Kunã Aranduhá

Conheça sua história

O-é Paiakan Kayapó

Conheça sua história

Sônia Ara Mirim

Conheça sua história

Sonia Guajajara

Conheça sua história

Sueli Khey Tomás

Conheça sua história

Val Eloy Terena

Conheça sua história

Esta é uma exposição permanente e novas histórias de mulheres indígenas vão sendo divulgadas, mostrando a diversidade de seus corpos-territórios. Acompanhe!

A exposição “Quem é ela?” nasce a partir do projeto Moviracá: direito à terra indígena, fruto da parceria entre o movimento indígena e a Fundação Luterana de Diaconia-Conselho de Missão entre Povos Indígenas (FLD-COMIN), financiado pela União Europeia (UE).

Conheça o Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2023 que tem como tema Mulheres: corpos-territórios indígenas em resistência!, da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e FLD-COMIN.

ACESSE A PUBLICAÇÃO

FOTOGRAFIAS
Acervo pessoal

ARTE
Cristina Pozzobon

FONTE E ILUSTRAÇÕES
@‌dewaneios_

TEXTOS
Daniela Huberty

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this