NOTÍCIAS
ANTERIORES
Curso de gestão em organizações comunitárias.
24/04/2009 - Informes

Nos dias 14 a 18 de abril realizou-se na aldeia Arara Iterap, município de Ji-Paraná, em Rondônia, um curso de gestão em organizações comunitárias. Participaram das atividades 38 pessoas, dos povos Arara e Gavião - da Terra Indígena Igarapé Lourdes- e dos povos Tupari e Arua - da Terra Indígena Rio Branco - município de Alta Floresta.

O evento foi promovido pela Organização Indígena Padereéhj, dos povos mencionados, com recursos do Fundo Brasileiro de Biodiversidade destinado a Áreas Protegidas da Amazônia - FUNBIO/ARPA. Organizações do entorno de áreas protegidas contempladas por este fundo puderam elaborar projetos na área de etnosustentabilidade para acessar recursos para suas comunidades.

Esta atividade é a primeira de uma série de trabalhos previstos no projeto que a Padereéhj elaborou: curso de gestão em organizações comunitárias (2 módulos de 5 dias), cursos de manejo de castanha (2 módulos de 5 dias), construção de 4 galpões para estocagem de castanha e outros produtos das aldeias, aquisição de um barco e motor para escoar a produção de uma aldeia que na maior parte do ano só tem acesso pelo rio.

O curso contou com a consultoria do Centro de Trabalhadores da Amazônia - CTA, contratada pela Padereéhj, para os dois módulos de gestão em organizações comunitárias previstos. Neste primeiro módulo foram abordados: contextualização histórica da comunidade, caracterização do grupo, contextos socioculturais e ameaças dos povos tradicionais da Amazônia, história de ocupação da Rondônia e sua desastrosa influência sobre os povos indígenas, organizações governamentais e não governamentais que atuam nas aldeias e seu papel, associativismo, cooperativismo e organização comunitária, gestão ambiental, planejamento e sua importância, experiências de organização de outros povos como os Ashaninka do Acre e a organização dos seringueiros do Acre, a história de Chico Mendes e sua luta pela floresta.

A Organização Indígena Padereéhj tem trabalhado com a parceria de organizações governamentais e não governamentais na execução desta e de outras atividades, tais como: FUNAI, COMIN, Secretaria Municipal de Agricultura e meio Ambiente, dentre outras. O projeto nasceu de ampla discussão entre a Coordenação da organização Padereéhj, comunidades e parcerias.