NOTÍCIAS
2º Curso de Gestão em Organizações Comunitárias com Povos Indígenas de Rondônia
19/06/2009 - Informes

Nos dias 10 a 14 de junho realizou-se o 2º curso de gestão em organizações comunitárias na aldeia Ikolen (do povo Gavião), município de Ji-Paraná, em Rondônia, promovido pela Organização Indígena Padereéhj, com recursos do Fundo Brasileiro de Biodiversidade para Áreas Protegidas da Amazônia - FUNBIO/ARPA. Participaram das atividades 37 pessoas, dos povos Arara e Gavião, da Terra Indígena Igarapé Lourdes, e dos povos Tupari e Aruá, da Terra Indígena Rio Branco, município de Alta Floresta do Oeste.

Nesta 2ª etapa de formação foram abordados: aspectos legais da criação e manutenção de uma associação, suas principais ferramentas de gestão (estatuto, atas, assembléias...), funções dos membros de uma diretoria de associação (presidente, secretário, tesoureiro, conselho fiscal), diferenças entre uma associação e uma cooperativa. Além disso, refletiu-se também sobre questões de liderança, organização e união da comunidade e valorização da identidade cultural em meio a esses referenciais da estrutura e funcionamento de uma associação. Mais uma vez a Padereéhj contratou a consultoria do Centro de Trabalhadores da Amazônia, do Acre, para este trabalho.

Ainda estão previstos neste projeto dois cursos de manejo de castanha (de 5 dias cada), construção de 4 galpões para estocagem de castanha e outros produtos das aldeias, aquisição de um barco com motor, para transporte de produção e um intercâmbio com o povo Ashaninka do Acre, para conhecer suas experiências de organização comunitária.

Este projeto nasceu de um trabalho de parceria entre a Organização Indígena Padereéhj, organizações governamentais e não-governamentais. O COMIN tem apoiado e assessorado a discussão do projeto nas comunidades e está trabalhando junto com a Padereéhj, a FUNAI e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná na sua execução.