NOTÍCIAS
ANTERIORES
Representantes de diferentes instituições internacionais visitam a sede do COMIN
13/11/2019 - Informes

O COMIN recebeu, em sua sede, diversas visitas durante os meses de outubro e setembro. Uma delas foi a da Arcebispa da Igreja da Suécia, Antje Jackelén, no dia 14 de outubro. No encontro, estiveram presentes a Pa. e coordenadora programática do COMIN, Renate Gierus, e o assessor de projetos Sandro Luckmann. Além da apresentação do COMIN e sua atuação, tratou-se temas como a conjuntura indígena e indigenista no país e o trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) com povos indígenas.

No dia 15 de outubro, estiveram em São Leopoldo (RS) o P. Enno Haaks e o sr. Hartmut Giesecke von Bergh, ambos da GAW-Gustav Adolf Werk, da Alemanha. P. Enno é secretário geral da instituição e sr. von Bergh é integrante do Grupo Principal de Osnabrück. Além de Renate, eles foram recepcionados pelo secretário da OGA-Obra Gustavo Adolfo, P. Martin Volkmann. Os temas discutidos na ocasião foram a conjuntura indígena e indigenista, comercialização de artesanato e a apresentação do projeto do COMIN com mulheres Apurinã, tratando sobre as oficinas de cerâmica e cestaria já realizadas.

Também da Alemanha, mas representando a OMEL-Obra Missionária Evangélica Luterana da Baixa Saxônia, estiveram o P. Kurt Herrera e a Pa. Indra Grasekamp, secretário para Desenvolvimento Internacional de Igrejas e para a Cooperação Ecumênica com Brasil e Peru e assessora para o tema Espiritualidades no Mundo, respectivamente. A visita, que aconteceu no dia 3 de outubro, contou com a presença de Renate, da assessora administrativa do COMIN, Marise Thielke, da assessora de projetos Kassiane Schwingel e da coordenadora programática da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Marilu Menezes.

A visita da OMEL ao COMIN tem acontecido anualmente. Houve apresentação do material da Semana dos Povos Indígenas 2019, seus usos e subsídios didáticos, como vídeos e cartilhas, e do caderno 2020 que está em fase final de produção. Foram tratadas ainda questões administrativas e temas como a conjuntura indígena e indigenista e a segurança neste contexto, bem como a segurança da informação e da comunicação. O diálogo finalizou com o tema da espiritualidade indígena.

Em setembro, no dia 19, Renate, Sandro e a secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, receberam o P. Christoph von Seggern, da Missão Um Mundo, ligada à Igreja Evangélica Luterana da Baviera, da Alemanha. P. Christoph é responsável pelo acompanhamento e assessoria às parcerias entre Brasil, Papua Nova Guiné e Tanzânia e, especificamente no Brasil, as parcerias entre IECLB e comunidades do norte da Baviera. Durante a visita, houve uma fala institucional de apresentação do COMIN, tratando sobre o tema da incorporação com FLD, e também o relato a respeito da parceria entre o campo de trabalho no noroeste do Rio Grande do Sul, na Terra Indígena Guarita, e o Decanato Sulzbach-Rosenberg. Demais temas ainda foram a conjuntura indígena e indigenista e a conjuntura política e social brasileira.