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Professoras relatam experiências de trabalho com a temática indígena na Educação Infantil
09/09/2019 - Informes

Dança, música, alimentação, convívio com animais. Em todos esses conteúdos, e muitos outros, é possível trabalhar a temática indígena. Foi o que demonstrou um grupo de professoras da Educação Infantil do município de Campo Bom (RS) durante a segunda etapa do processo de formação ministrado pela assessora de projetos do COMIN, Kassiane Schwingel.

No encontro, realizado dia 3, as professoras das escolas municipais de Educação Infantil Santo Antônio e Cebolinha compartilharam a experiência que tiveram em sala de aula com crianças de quatro meses a seis anos ao conversar sobre povos indígenas. Ao invés de elaborarem um projeto separado sobre pessoas e cultura indígena, elas trabalharam a temática de forma transversal e durante todo o ano. Além da troca de experiências, a formação também foi um momento para aprender e conversar com a indígena Araci da Silva, Guarani M’bya que vive na aldeia Estiva, em Viamão (RS).

A formação com as professoras das escolas municipais de Educação Infantil em Campo Bom teve sua primeira etapa em maio, quando Kassiane mostrou a realidade indígena atual, na busca por romper com os preconceitos que as pessoas ainda têm em relação aos povos indígenas. Além de discutir e trazer aspectos gerais sobre o assunto, foi tratada a possibilidade de se trabalhar a temática indígena em sala de aula, desafio que foi aceito e apresentado pelas professoras meses depois.