NOTÍCIAS
ANTERIORES
UFac recebe evento de lançamento do material da Semana dos Povos Indígenas 2019
02/05/2019 - Informes

Há seis anos, sempre no mês de abril, o COMIN e o curso de Geografia da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizam uma atividade de lançamento do material da Semana dos Povos Indígenas do COMIN. Esse ano, o lançamento aconteceu em um evento organizado pelo COMIN em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) da Geografia, coordenado pelo professor José Alves Bairral, no dia 29 de abril.

A atividade teve a presença e a participação das estudantes indígenas da instituição Soleane Manchineri, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, e Xãnupa Apurinã, graduanda do curso de Ciências Sociais e uma das organizadoras do material da Semana dos Povos Indígenas deste ano, que tem como tema “Quebrando preconceitos, construindo respeito: luta e resistência dos povos indígenas no Brasil”. Em suas falas, Soleane e Xãnupa contaram sobre os desafios e perspectivas em relação ao preconceito que existe com os povos indígenas e relataram suas próprias experiências quanto a isso, destacando a vivência na universidade. As alunas enfatizaram que é preciso conhecer a cultura e os povos para respeitá-los. Ambas acreditam que a escola e a universidade são veículos de conhecimento e transformação na quebra do preconceito e do racismo – questões que ainda são muito profundas na sociedade brasileira quando se fala sobre povos indígenas.

O evento de lançamento teve como público cem alunas e alunos do curso de Licenciatura em Geografia do primeiro, segundo, terceiro e quinto períodos, além da participação de docentes da Geografia.