NOTÍCIAS
Conselho do Comin realiza reunião anual
16/11/2018 - Institucional

Durante dois dias, o Conselho do Comin se encontrou na sede da instituição para sua reunião anual. O encontrou iniciou na quinta-feira (15), pela manhã, com um momento de reflexão sobre solidariedade após a leitura da poesia “É assim que acontece a bondade” de Rubem Alves. O grupo aproveitou para debater sobre os desafios e perspectivas do movimento indígena na atual conjuntura nacional. Logo, foi trazido, pelo assessor e pela assessora de projeto presentes na reunião, um relato das atividades feitas nos campos de trabalho durante o ano, os resultados alcançados e as projeções a ações para 2019.

Durante a tarde, foi lido e discutido pelas conselheiras e pelos conselheiros o Estatuto e Regimento Interno da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e o Regimento Interno do Comin. Além disso, foi apresentada a proposta de trabalho para o Projeto Pão para o Mundo (PPM), que terá como tema “Povos indígenas: resistir e transformar” e será executada de 2019 a 2021. As tarefas propostas estão relacionadas a três âmbitos: formação intercultural, defesa de direitos indígenas e sustentabilidade territorial. Ao final, foram votados e aprovados pelos membros do Conselho a prestação de contas 2017 e a previsão orçamentária para 2019.

Na sexta-feira (16), mais uma vez, o grupo iniciou as atividades com um momento de reflexão, dessa vez pela leitura da passagem bíblica sobre a viúva de Sarepta, presente em 1 Reis, capítulo 17, versículos 8-18. O texto bíblico fez com que os membros do Conselho debatessem sobre a resistência dos povos indígenas e a esperança de todas e todos por mudanças e melhores condições. Após, foi apresentada e discutida a Política de Gestão de Pessoas da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). O momento foi conduzido pela assessora de Recursos Humanos da instituição, Patrícia Weege.