NOTÍCIAS
Primeiro Conselho de apoio ao COMIN
17/07/2017 - Institucional

Em 1988, por uma iniciativa da antiga Região II (onde se localizam atualmente os sínodos Vale do Itajaí, Norte Catarinense e Centro-Sul Catarinense), foi criado o Conselho Regional de Apoio à Missão Indígena-COREMIN. O objetivo era dar apoio ao trabalho do COMIN, que estava sendo realizado naquela Região Eclesiástica. Este grupo se reunia mensalmente; analisava o trabalho realizado; auxiliava na reflexão dos planejamentos e projetos a serem desenvolvidos; e acompanhava o trabalho na Terra Indígena Laklãnõ Xokleng. Este grupo era reconhecido e sempre tinha assento no Conselho Regional e, mais tarde, nos Conselhos Sinodais. Uma vez ao semestre, realizava-se uma oferta em prol do trabalho. 

Além de todo este apoio, a assessora do COMIN estava ao lado das lutas indígenas do povo Laklãnõ Xokleng. O objetivo era trabalhar em favor de uma maior aproximação entre indígenas e não indígenas, com vistas a romper preconceitos e promover fraternidade. Assim, era comum que indígenas participassem de eventos como o Dia da Igreja, visitas a grupos de OASE-Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, bem como visitas de membros da IECLB à terra indígena.

Nesta época, a assessora do COMIN era Cledes Markus e os primeiros conselheiros foram Friedrich Gierus (coordenador), Marcos Butzke, Rolf Pikart, Werno Stiegemeier e Edmundo Grübber.