NOTÍCIAS
Povo Karo Arara constrói sua casa de pajés em Rondônia
31/05/2017 - Campos de trabalho

Um mutirão foi formado por alunos e alunas, professoras, crianças, pajés, homens e mulheres para concluir a casa dos pajés, na aldeia Iterap, Terra Indígena Igarapé Lourdes, município de Ji-Paraná/RO.

Os pajés e alguns ajudantes já tinham levantado a casa, feita de madeira. Faltava abrir as palhas de babaçu e, com elas, cobrir a casa. São dois serviços que demandam ajuda de muita gente. Em uma bela interação entre escola e comunidade, as professoras Karo Arara viram, nessa atividade, a oportunidade para que os “mais velhos” dessem uma aula de construção de casa tradicional para seus alunos e alunas.

Todos e todas tiveram que abrir palhas e, em seguida, os rapazes ajudaram os “mais velhos“ a fazer a cobertura. Os pajés ficaram embaixo, orientando em como ajeitar a palha, as distâncias corretas uma da outra, a fim de não ter goteiras, como amarrar, como fazer o capote.  Aqueles que não estavam em cima fazendo a cobertura, ficaram embaixo, alcançando as palhas. 

As mulheres abriram todas as palhas e fizeram comida. Trouxeram de suas casas alguns litros de macaloba, sua bebida tradicional, um pouco azeda, para deixar o grupo animado. Em um dia e meio a casa estava pronta.  

O povo Karo Arara valoriza muito seus pajés. São eles que “seguram o mundo”, como dizem, afastando os maus espíritos e atraindo os bons. Suas curas, pajelanças, orientações e sabedoria trazem equilíbrio para o povo.

A construção dessa casa faz parte de um projeto desenvolvido pelo COMIN, com apoio de Pão para o Mundo/Áustria.