NOTÍCIAS
Segunda Assembléia da Associação do povo Deni do rio Xeruã
20/12/2007 - Informes

Nos dias 17 e 18 de novembro realizou-se a segunda Assembléia da Associação do povo Deni do rio Xeruã, na aldeia Morada Nova, município de Itamarati-AM, da qual participaram 72 membros fundadores, vindos das quatro aldeias Deni do rio Xeruã.

A associação tem representantes de mulheres, agentes de saúde, professores, artesãos, meliponicultores, tuxauas, farinheiros, vigias da área Deni, agricultores, pajés, seringueiros, construtores de canoas e mecânicos de cada aldeia.  Todos esses representantes fizeram o seu relatório e foram discutidos os acertos e as dificuldades em cada área. A associação foi ampliada com novos membros com direito a voto. Cada aldeia elegeu mais mulheres para que tenham voto na assembléia. O número dos membros com direito a voto aumentou para 98. O estatuto da Associação do Povo Deni do rio Xeruã deixa claro de que todos os Deni a partir de 16 anos de idade são membros com voz nas assembléias da associação. As mulheres alertaram a diretoria da associação para não se afastar dos anseios das comunidades e trabalhar em prol do bem de todas. Foi aprovada uma carta para a Câmara dos Vereadores de Itamarati-AM, à FUNAI, à FUNASA e à Secretaria Municipal de Educação de Itamarati-AM reivindicando seus direitos.

O Comim de Carauari-AM prestou assessoria durante todos os dias da Assembléia e  contribuiu também com a alimentação e o deslocamento.

A próxima assembléia será realizada nos dias 8 a 10 de agosto de 2008, na aldeia Itaúba/rio Xeruã. Serão convidados: FUNAI, FUNASA, IBAMA, Uni-Tefé, COIAB, representantes da Câmara dos Vereadores de Itamarati-AM, a Secretaria de Educação Municipal de Itamarati, CIMI, OPAN e COMIN.