NOTÍCIAS
Primeira Semana de Conscientização Sobre os Povos Indígenas em Montenegro tem participação do COMIN
17/04/2019 - Informes

O COMIN, através da assessora Kassiane Schwingel, participou da abertura da Semana Municipal de Conscientização Sobre os Povos Indígenas da cidade de Montenegro (RS). Kassiane realizou uma atividade de formação, dada a partir do material da Semana dos Povos Indígenas 2019. O seminário “Construindo respeito – luta e resistência dos povos indígenas no Brasil” aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de cerca de 70 pessoas.

A abertura foi prestigiada por diversas servidoras e diversos servidores do município, principalmente das áreas da educação, saúde e assistência social. Além disso, houve a importante participação do povo indígena Kaingang que vive em Montenegro. Essa comunidade está acampada às margens da RS 287, reivindicando uma maior área territorial para viver. Acompanhar a abertura dessa semana demonstrou que a presença do povo Kaingang na cidade não é apenas histórica, mas também atual.

Além do seminário, nesse primeiro dia houve a apresentação de um grupo de dança da comunidade Kaingang e de um indígena que cantou e depois teve sua canção traduzida para o português. A programação da Semana Municipal de Conscientização Sobre os Povos Indígenas iniciou na segunda-feira, dia 9, e encerra suas atividades nesta quinta-feira, dia 18. Como último evento, haverá uma exposição fotográfica sobre Povo Kaingang: Vida e Sabedoria, no Espaço Cultural André Zanatta, na Câmara Municipal de Vereadores. A exposição ficará aberta das 18h30 às 20h.

Semana é lei municipal

A realização da Semana Municipal de Conscientização Sobre os Povos Indígenas faz parte do Calendário de Eventos do município de Montenegro, sendo resultado de um trabalho da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores com o COMIN. O projeto de Lei 09/18, que propunha a criação dessa semana, teve autoria da vereadora Josi Paz (PSB), e aprovado na Câmara na sessão do dia 19 de abril de 2018.

A Semana Municipal de Conscientização Sobre os Povos Indígenas é uma realização da Prefeitura Municipal de Montenegro, das secretarias de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania e de Educação e Cultura, da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e do COMIN.

 

Crédito das fotos: Prefeitura de Montenegro e Câmara de Vereadores